Plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável -PDTIS RS

A área priorizada pelo Governo do Rio Grande do Sul, no âmbito do PRODETUR SUL, apresenta atrativos naturais de excelência, como os Parques Nacionais dos Aparados da Serra, da Serra Geral, bem como a Reserva de Florestas Nacionais, com imagem de destino turístico de nível internacional consolidado, embora em diferentes estágios de estruturação. Soma-se a isso a ocorrência de fenômenos geológicos singulares no Planeta – os Aparados da Serra e seus cânions, que ocorrem em uma extensão de 200 km, desde São Francisco de Paula, no RS, até os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, em SC.

Esse patrimônio natural, substrato de todo o movimento turístico, apresenta, como elemento adicional a seu potencial de atração turística, um clima singular subtropical, onde as baixas temperaturas diferenciam esse local do restante do País. É uma característica marcante e única da área, a qual vem propiciando uma alternativa ao turismo de praia e sol, produto dominante no País.

Com o desenvolvimento integrado do turismo na área, estar-se-á garantindo um segmento promissor da economia do Rio Grande do Sul, gerando renda, empregos e divisas a partir da exploração sustentável de sua base diversificada de atrativos e de produtos turísticos, de sua disponibilidade de recursos humanos com graus variados de qualificação e de sua capacidade empresarial.

O PDITS é um instrumento do processo de planejamento e gestão do desenvolvimento do turismo, para permitir a exploração racional dos recursos turísticos, em equilíbrio com o ambiente natural e com a identidade cultural das populações residentes nas localidades onde o turismo se desenvolve.

Clique aqui para ler.

Autor

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress