Indicadores Macroeconômicos

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PIB Brasil

Taxas de crescimento do PIB Brasil - acumulada ao longo do ano
date Despesa de consumo da administração pública Despesa de consumo das famílias Exportação de bens e serviços Formação bruta de capital fixo Importação de bens e serviços (-) PIB a preços de mercado
2023 Q1 1.5 4.0 7.1 1.5 1.7 4.4
2023 Q2 3.2 3.6 9.4 -0.1 1.4 4.1
2023 Q3 3.3 3.5 9.5 -2.5 -1.3 3.5
2023 Q4 3.8 3.2 8.9 -3.0 -1.2 3.2
2024 Q1 4.1 4.7 6.1 3.0 10.0 2.6
2024 Q2 2.6 4.9 5.1 4.4 12.4 3.0
2024 Q3 2.1 5.1 4.1 6.6 14.2 3.3

Inflação

A medida de inflação mais amplamente utilizada no Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA mede a variação média dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras em áreas urbanas com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. Ele é considerado o indicador oficial de inflação do país e é crucial para monitorar o poder de compra da moeda e orientar políticas macroeconômicas.

Taxa de variação do IPCA e seus subgrupos, acumulada em 12 meses
Meses IPCA Transporte Alimentação Habitação Saúde Educação Comunicação
2024-01-01 4,5 5,9 1,8 5,0 7,3 8,2 0,7
2024-02-01 4,5 6,2 2,6 4,4 6,6 6,9 1,3
2024-03-01 3,9 3,7 3,1 4,0 6,2 6,9 0,6
2024-04-01 3,7 3,3 3,1 3,5 5,9 6,9 1,0
2024-05-01 3,9 4,3 3,6 3,5 5,6 6,9 1,0
2024-06-01 4,2 4,5 4,7 3,1 6,1 6,9 1,0
2024-07-01 4,5 4,9 4,2 4,9 6,0 6,9 1,2
2024-08-01 4,2 4,5 4,6 3,2 5,7 6,9 1,4
2024-09-01 4,4 3,2 5,9 4,6 6,1 6,9 1,5
2024-10-01 4,8 2,5 6,7 6,1 6,2 6,9 2,2
2024-11-01 4,9 3,1 7,6 4,0 6,1 6,9 2,6
2024-12-01 4,8 3,3 7,7 3,1 6,1 6,7 2,9

Desemprego

O Gráfico e a Tabela, a seguir, demonstram a evolução da taxa de desemprego e outros indicadores relevantes do mercado de trabalho.

Indicadores do mercado do trabalho PNADC - Brasil
PEA Pop. ocupada Pop. desocupada Massa nominal Massa real Renda Nominal Renda real
2024-01-01 108.885 100.593 8.292 305.125 318.497 3.078 3.213
2024-02-01 108.784 100.250 8.535 307.226 318.756 3.110 3.227
2024-03-01 108.826 100.203 8.623 308.318 318.373 3.123 3.224
2024-04-01 109.018 100.804 8.213 313.137 321.881 3.151 3.239
2024-05-01 109.114 101.331 7.783 317.883 325.668 3.181 3.259
2024-06-01 109.372 101.830 7.541 322.647 329.405 3.214 3.281
2024-07-01 109.461 102.031 7.431 322.398 328.011 3.206 3.261
2024-08-01 109.797 102.517 7.281 326.205 331.280 3.228 3.279
2024-09-01 110.030 103.029 7.001 327.743 331.958 3.227 3.268
2024-10-01 110.450 103.610 6.839 332.608 335.796 3.255 3.286
2024-11-01 110.673 103.903 6.770 336.738 338.392 3.285 3.301
2024-12-01 110.640 103.818 6.823 339.451 339.451 3.315 3.315

Produção industrial

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) é conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem como objetivo analisar a produção física das indústrias brasileiras.

Produção física industrial do Brasil - Indústria geral com ajuste sazonal (em %)
Meses Indice PIM_s Mês anterior Mesmo mês ano anterior Var. 12 meses
2024-01-01 101,4 -0,7 1,7 0,4
2024-02-01 101,6 0,2 2,1 0,7
2024-03-01 102,5 0,9 2,1 0,9
2024-04-01 102,1 -0,3 2,1 1,1
2024-05-01 100,6 -1,5 0,0 1,1
2024-06-01 105,0 4,3 4,9 1,5
2024-07-01 103,5 -1,4 4,0 2,0
2024-08-01 103,7 0,2 3,4 2,2
2024-09-01 104,6 0,9 4,8 2,5
2024-10-01 104,4 -0,2 4,1 2,8
2024-11-01 103,8 -0,6 2,5 2,9

O Gráfico abaixo apresenta a sobreposição dos índices da produção industrial, comércio varejista restrito e serviços, utilizando dados dessazonalizados. As siglas PIM, PMC e PMS referem-se a três pesquisas essenciais conduzidas pelo IBGE para monitorar diferentes aspectos da economia brasileira: produção industrial (PIM), desempenho do comércio varejista (PMC) e evolução do setor de serviços (PMS).

Resultados fiscais abaixo da linha

O déficit público, medido através das necessidades de financiamento (abaixo da linha), representa a variação da dívida líquida, com ajustes apropriados para excluir as flutuações decorrentes de fatores patrimoniais, como privatizações e reconhecimento de dívidas, bem como aspectos metodológicos, como os efeitos da taxa de câmbio sobre a dívida externa, as reservas internacionais e a dívida interna vinculada ao câmbio.

Necessidades de Financiamento dos entes governamentais (12 meses), em R$ bilhões
PRIMÁRIO CONSOLIDADO PRIMÁRIO GOV.CENTRAL PRIMÁRIO REGIONAIS JUROS CONSOLIDADO JUROS GOV.CENTRAL JUROS REGIONAIS NOMINAL CONSOLIDADO NOMINAL GOV.CENTRAL NOMINAL REGIONAIS
Dec 2014 32,5 20,5 7,8 311,4 251,1 56,9 343,9 271,5 64,7
Dec 2015 111,2 116,7 -9,7 501,8 397,2 98,8 613,0 513,9 89,1
Dec 2016 155,8 159,5 -4,7 407,0 318,4 83,1 562,8 477,8 78,4
Dec 2017 110,6 118,4 -7,5 400,8 340,9 54,3 511,4 459,3 46,8
Dec 2018 108,3 116,2 -3,5 379,2 310,3 62,9 487,4 426,5 59,4
Dec 2019 61,9 88,9 -15,2 367,3 310,1 51,2 429,2 399,0 36,0
Dec 2020 703,0 745,3 -38,7 312,4 266,7 39,8 1.015,4 1.011,9 1,1
Dec 2021 -64,7 35,9 -97,7 448,4 407,3 35,9 383,7 443,2 -61,8
Dec 2022 -126,0 -54,9 -64,9 586,4 503,2 78,6 460,4 448,3 13,6
Dec 2023 249,1 264,5 -17,7 718,3 614,5 98,3 967,4 879,1 80,7
Dec 2024 47,6 45,4