Indicadores Macroeconômicos

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Inflação

A medida de inflação mais amplamente utilizada no Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA mede a variação média dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras em áreas urbanas com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. Ele é considerado o indicador oficial de inflação do país e é crucial para monitorar o poder de compra da moeda e orientar políticas macroeconômicas.

Taxa de variação do IPCA e seus subgrupos, acumulada em 12 meses
Meses IPCA Transporte Alimentação Habitação Saúde Educação Comunicação
2023-01-01 5,8 -0,7 11,1 0,3 11,2 7,6 0,0
2023-02-01 5,6 -0,7 9,8 0,5 12,1 8,3 0,7
2023-03-01 4,7 -1,6 7,3 0,0 12,0 8,2 1,2
2023-04-01 4,2 -2,9 5,9 1,6 11,7 8,3 1,2
2023-05-01 3,9 -4,8 5,5 4,0 11,6 8,3 0,7
2023-06-01 3,2 -5,7 4,0 4,3 10,4 8,3 0,4
2023-07-01 4,0 0,3 2,2 4,4 10,1 8,3 0,4
2023-08-01 4,6 4,1 1,1 5,4 9,3 8,4 1,4
2023-09-01 5,2 7,7 0,9 5,3 8,7 8,3 3,4
2023-10-01 4,8 7,5 0,5 5,0 7,8 8,2 3,7
2023-11-01 4,7 6,9 0,6 4,9 7,9 8,2 3,4
2023-12-01 4,6 7,1 1,0 5,1 6,6 8,2 2,9
2024-01-01 4,5 5,9 1,8 5,0 7,3 8,2 0,7
2024-02-01 4,5 6,2 2,6 4,4 6,6 6,9 1,3
2024-03-01 3,9 3,7 3,1 4,0 6,2 6,9 0,6
2024-04-01 3,7 3,3 3,1 3,5 5,9 6,9 1,0

Desemprego

O Gráfico e a Tabela, a seguir, demonstram a evolução da taxa de desemprego e outros indicadores relevantes do mercado de trabalho.

Indicadores do mercado do trabalho PNADC - Brasil
PEA Pop. ocupada Pop. desocupada Massa nominal Massa real Renda Nominal Renda real
2023-01-01 107.631 98.636 8.995 275.134 290.879 2.835 2.997
2023-02-01 107.346 98.122 9.224 275.457 289.309 2.853 2.996
2023-03-01 107.257 97.825 9.432 277.194 289.148 2.880 3.004
2023-04-01 107.127 98.031 9.095 278.821 288.775 2.891 2.995
2023-05-01 107.345 98.400 8.945 280.914 289.449 2.901 2.990
2023-06-01 107.557 98.910 8.647 284.148 292.052 2.921 3.003
2023-07-01 107.865 99.344 8.520 286.819 294.536 2.934 3.013
2023-08-01 108.065 99.654 8.411 288.827 296.330 2.946 3.022
2023-09-01 108.154 99.838 8.316 292.952 299.950 2.982 3.053
2023-10-01 108.465 100.206 8.259 295.745 302.074 2.999 3.064
2023-11-01 108.710 100.508 8.202 300.164 305.793 3.034 3.091
2023-12-01 109.066 100.985 8.082 301.602 306.163 3.032 3.077
2024-01-01 108.885 100.593 8.292 305.125 308.434 3.078 3.112
2024-02-01 108.784 100.250 8.535 307.226 308.687 3.110 3.125
2024-03-01 108.826 100.203 8.623 308.318 308.318 3.123 3.123

Produção industrial

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) é conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem como objetivo analisar a produção física das indústrias brasileiras.

Produção física industrial do Brasil - Indústria geral com ajuste sazonal (em %)
Meses Indice PIM_s Mês anterior Mesmo mês ano anterior Var. 12 meses
2023-01-01 99,7 0,2 -0,5 -0,3
2023-02-01 99,5 -0,2 -1,3 -0,1
2023-03-01 100,1 0,6 0,2 0,1
2023-04-01 99,7 -0,5 -0,8 0,0
2023-05-01 100,1 0,4 0,0 0,0
2023-06-01 100,1 0,0 0,0 0,1
2023-07-01 99,8 -0,4 -1,6 -0,2
2023-08-01 100,2 0,5 0,5 -0,2
2023-09-01 100,4 0,2 1,8 0,0
2023-10-01 100,5 0,1 0,6 0,0
2023-11-01 101,3 0,7 1,4 0,0
2023-12-01 102,5 1,2 2,9 0,3
2024-01-01 101,3 -1,1 1,6 0,4
2024-02-01 101,5 0,1 1,9 0,7
2024-03-01 102,4 0,9 2,3 0,9

O Gráfico abaixo apresenta a sobreposição dos índices da produção industrial, comércio varejista restrito e serviços, utilizando dados dessazonalizados. As siglas PIM, PMC e PMS referem-se a três pesquisas essenciais conduzidas pelo IBGE para monitorar diferentes aspectos da economia brasileira: produção industrial (PIM), desempenho do comércio varejista (PMC) e evolução do setor de serviços (PMS).

Resultados fiscais abaixo da linha

O déficit público, medido através das necessidades de financiamento (abaixo da linha), representa a variação da dívida líquida, com ajustes apropriados para excluir as flutuações decorrentes de fatores patrimoniais, como privatizações e reconhecimento de dívidas, bem como aspectos metodológicos, como os efeitos da taxa de câmbio sobre a dívida externa, as reservas internacionais e a dívida interna vinculada ao câmbio.

Necessidades de Financiamento dos entes governamentais (12 meses), em R$ bilhões
PRIMÁRIO CONSOLIDADO PRIMÁRIO GOV.CENTRAL PRIMÁRIO REGIONAIS JUROS CONSOLIDADO JUROS GOV.CENTRAL JUROS REGIONAIS NOMINAL CONSOLIDADO NOMINAL GOV. CENTRAL NOMINAL REGIONAIS
Dec 2014 32,5 20,5 7,8 311,4 251,1 56,9 343,9 271,5 64,7
Dec 2015 111,2 116,7 -9,7 501,8 397,2 98,8 613,0 513,9 89,1
Dec 2016 155,8 159,5 -4,7 407,0 318,4 83,1 562,8 477,8 78,4
Dec 2017 110,6 118,4 -7,5 400,8 340,9 54,3 511,4 459,3 46,8
Dec 2018 108,3 116,2 -3,5 379,2 310,3 62,9 487,4 426,5 59,4
Dec 2019 61,9 88,9 -15,2 367,3 310,1 51,2 429,2 399,0 36,0
Dec 2020 703,0 745,3 -38,7 312,4 266,7 39,8 1.015,4 1.011,9 1,1
Dec 2021 -64,7 35,9 -97,7 448,4 407,3 35,9 383,7 443,2 -61,8
Dec 2022 -126,0 -54,9 -64,9 586,4 503,2 78,6 460,4 448,3 13,6
Dec 2023 249,1 264,5 -17,7 718,3 614,5 98,3 967,4 879,1 80,7
Mar 2024 252,9 273,4 -23,3 745,7 641,7 98,6 998,6 915,2 75,4
Necessidades de Financiamento do Setor Público (12 meses), % do PIB
PRIMÁRIO CONSOLIDADO PRIMÁRIO GOV.CENTRAL PRIMÁRIO REGIONAIS JUROS CONSOLIDADO JUROS GOV.CENTRAL JUROS REGIONAIS NOMINAL CONSOLIDADO NOMINAL GOV. CENTRAL NOMINAL REGIONAIS
Dec 2014 0,6 0,3 0,1 5,4 4,3 1,0 6,0 4,7 1,1
Dec 2015 1,9 2,0 -0,2 8,4 6,6 1,6 10,2 8,6 1,5
Dec 2016 2,5 2,5 -0,1 6,5 5,1 1,3 9,0 7,6 1,2
Dec 2017 1,7 1,8 -0,1 6,1 5,2 0,8 7,8 7,0 0,7
Dec 2018 1,6 1,7 0,0 5,4 4,4 0,9 7,0 6,1 0,8
Dec 2019 0,8 1,2 -0,2 5,0 4,2