A carga tributária brasileira: as fontes de informações e o mito da concentração tributária

Percebe-se que os três níveis da Federação, em especial a União,  sofrem os efeitos da Constituição de 1988, que não cotejou a distribuição de recursos disponíveis com os encargos assumidos por cada nível federativo, havendo uma dissonância entre suas disponibilidades tributárias e a capacidade de manterem as atribuições delegadas na Carta Magna.

De um lado, há uma longa demora das reformas tributária e administrativa, ainda que um passo importante tenha sido realizado com a Reforma Previdenciária de 2019. De outro, há certas afirmações tomadas como verdadeiras que, quando investigadas, mostram que não passam de inverdades. Neste artigo, tratamos do caso da mensuração da carga tributária brasileira e da concentração dos recursos tributários e financeiros na União, que é uma crença generalizada nos meios políticos e sindicais, que, por ser repetida incessantemente, virou uma verdade inquestionável.

Clique aqui para ler o artigo.

Autores

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Previdência Pública em São Leopoldo

Introdução A sustentabilidade do regime de repartição simples está diretamente ligada à relação entre contribuintes ativos e beneficiários inativos. Define-se: \(a\): Alíquota de contribuição média.

Leia mais »

Lições ao assumir um governo

O economista e político Cesar Maia, em seu antigo blog, elaborou uma série de recomendações intituladas “Lições ao Assumir um Governo”, cujos princípios permanecem surpreendentemente

Leia mais »
plugins premium WordPress