Plano de Equilíbrio Financeiro do Município de São Leopoldo – 2025

O Plano de Equilíbrio Financeiro do Município de São Leopoldo identifica os desafios fiscais que a nova administração precisará enfrentar, ressaltando as estratégias propostas para atingir a sustentabilidade fiscal. A seguir, são destacados os principais aspectos financeiros.

1. Problemas Financeiros Históricos (TCE)

O município de São Leopoldo enfrenta desafios estruturais identificados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que destaca a urgência de adotar medidas eficazes para corrigir o uso recorrente de restos a pagar, que têm comprometido sistematicamente o orçamento do ano subsequente. Além disso, as frequentes insuficiências financeiras violam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), agravando a situação fiscal do município.

Segundo o Tesouro Nacional, São Leopoldo possui conceito de capacidade de pagamento classificado como “C”.

Histórico de Restos a Pagar e Insuficiência
Financeira
EXERCÍCIO RESTOS.A.PAGAR INSUFICIÊNCIA.FINANCEIRA
2017 107.940.126,83 96.834.287,15
2018 104.160.193,42 87.272.773,91
2019 103.473.986,26 89.233.747,35
2020 105.586.830,16 70.364.839,91
2021 113.612.585,62 29.728.163,68
2022 108.645.662.98 25.390.705,14
2023 108.442.513,43 44.288.799,94
2024 85.886.582,46 44.275.420,46

2. Maior Déficit Fiscal dos Anos Recentes

Em 2024, o resultado primário registrou o maior déficit histórico de R$ 113,8 milhões, em parte atribuído aos gastos emergenciais decorrentes da calamidade ocorrida no ano anterior. Esse resultado reflete as dificuldades do governo em gerar recursos suficientes para cobrir despesas correntes e investimentos, evidenciando o desequilíbrio das contas públicas.

3. Saldo de Caixa em 02/01/2025

A situação crítica do caixa em janeiro de 2025 reflete um orçamento já comprometido, limitando a capacidade de financiar novos projetos e despesas essenciais. Em 02/01/2025, o saldo de caixa era de R$ 34,6 milhões, mas integralmente comprometido, conforme demonstram as tabelas apresentadas no plano. Comprometemos as receitas do mês de janeiro em quase R$ 4 milhões.

Situação de Caixa em 02/01/2025
ITENS LIVRE MDE.FUNDED SOMA
SALDO EM 02/01/2024 9.571.657 25.081.887 34.653.544
(-) Folha de Férias/Fundeb -8.191.786
(-) Folha de contratos temporários -1.669.547
(-) Vagas SMED -2.558.070
(-) Parcelamentos IAPAS -25.910.841
RESULTADO -16.339.184 12.662.484 -3.676.700

4. Meio Bilhão de Comprometimento Orçamentário e Financeiro

O governo Heliomar iniciou a administração municipal com o orçamento de 2025 já comprometido em R$ 276,4 milhões, devido a obrigações com fornecedores e dívidas de curto prazo. Esse cenário exige a renegociação e o pagamento de despesas pendentes da gestão anterior, além de saldar os débitos acumulados com diversos fornecedores.

Situação Herdada
Situação.Herdada VALORES
Restos a pagar 85.886.582
Parcelamento do IAPS (abr.-dez./2024) 25.910.841
Anulações de empenho Prefeitura 60.418.434
Anulações de empenho SEMAE 19.192.639
Anulações de empenho Saúde 2.043.028
Precatórios a pagar SEMAE 21.650.632
Despesas não empenhadas SMURB 38.082.135
Despesas não empenhadas Ideas (Saúde e HC) 11.320.356
Despesas não empenhadas Sidi HC 5.993.946
Despesas não empenhadas Fundação Saúde 5.964.346
Subtotal 276.462.940
Parcelamentos históricos IAPS 227.648.683
SITUAÇÃO HERDADA 504.111.623

5. Despesas com Pessoal e Aumento do Endividamento

As despesas com pessoal continuam exercendo forte pressão sobre o orçamento municipal, especialmente devido ao aumento das horas extras, com destaque para a área da saúde. Paralelamente, observa-se um crescimento significativo do endividamento, o que reduz a margem fiscal do município para realizar novos investimentos.

6. Operações de Crédito e Transferências de Capital

O município mantém operações de crédito ativas junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. De acordo com dados dessas instituições, as operações de crédito e convênios com a União totalizam R$ 646,7 milhões.

7. Situação da Previdência Municipal

A previdência municipal apresenta desafios alarmantes:

  • O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) venceu em 24/12/2024 por falta de pagamento dos parcelamentos junto ao IAPS;
  • Os atrasos somaram R$ 25,9 milhões, dos quais R$ 19,5 milhões foram quitados em 27/01/25;
  • O passivo previdenciário ao final de 2024 era de R$ 2,1 bilhões.

8. Metas para o Equilíbrio Financeiro

O plano estabelece como meta a implementação de 8
decretos
focados no controle de despesas e na modernização da gestão fiscal. Entre as medidas estão:

  • Criação da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira (Juncof);
  • Revisão dos principais contratos da Administração Direta;
  • Controle rigoroso dos gastos com pessoal;
  • Implementação de Receita Eletrônica para aumentar a conformidade fiscal;
  • Novo processo de gestão orçamentária;
  • Comitê de gestores financeiros.

9. Ações Iniciais e Planejamento

O plano propõe um novo fluxo de caixa, planejamento anual e reformas
administrativas. As principais ações incluem:

  • Planejamento tributário com fiscalização preventiva;
  • Criação da Diretoria de TI na SEMFAZ;
  • Revisão de horas extras;
  • Revisão dos  principais contratos administrativos;
  • Criação de Unidade de Captação e Valorização da Escola de Governo;
  • Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Anexo - Decretos Municipais do Plano de Equilíbrio Financeiro - 2025

A seguir, são apresentados os principais decretos municipais de São Leopoldo para o exercício de 2025:

  • Decreto
    nº 11.003/2025
    : Disciplina o regime de adiantamento de numerário para despesas com pequenas compras ou prestação de serviços de pronto pagamento.
  • Decreto
    nº 11.004/2025
    : Dispõe sobre a limitação de despesa pública para o início do exercício de 2025 e institui normas de execução orçamentária e financeira.
  • Decreto
    nº 11.005/2025
    : Dispõe sobre a racionalização e o controle de despesas de pessoal para garantir o equilíbrio orçamentário e financeiro.
  • Decreto
    nº 11.006/2025
    : Institui a Junta de Programação Orçamentária e Financeira (JUNCOF).
  • Decreto
    nº 11.007/2025
    : Institui o Comitê de Gestores Financeiros (CGF) no âmbito do Poder Executivo.
  • Decreto
    nº 11.008/2025
    : Dispõe sobre a quitação de restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores.
  • Decreto
    nº 11.009/2025
    : Dispõe sobre iniciativas para otimização e eficiência das receitas da Administração Direta.
  • Decreto
    nº 11.010/2025
    : Adota medidas de contenção de despesas a serem observadas pelos órgãos da Administração Direta.

Esses decretos estabelecem diretrizes para a gestão fiscal e financeira do município em 2025, garantindo maior eficiência na alocação de recursos e no controle de despesas.


 

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