Sim ao fundo previdenciário

A criação do fundo não é a solução definitiva para a previdência estadual, mas é o primeiro passo nesse sentido.

O regime financeiro da nossa previdência é o de repartição, em que os atuais servidores financiam, ou deveriam financiar, os atuais aposentados e pensionistas.
Como a contribuição dos servidores é de 11% e a patronal de 22%, o total (real e virtual) atinge 33%, deixando claro que o equilíbrio ocorre enquanto existirem mais do que três servidores em atividade para cada um aposentado ou pensionista. Como existe menos de um por um, o desequilíbrio é evidente.

O regime de repartição, com o passar do tempo, entra em colapso, devido ao aumento da longevidade e pela impossibilidade financeira de aumentar o número de servidores ativos. Isso está ocorrendo em quase todo mundo, onde a solução encontrada está sendo a redução do valor do benefício e o aumento da idade para sua obtenção, com alguns países adotando 67 anos, para ambos os sexos.

Por isso, um fundo em regime de capitalização é uma necessidade que se impõe. A Constituição Federal faculta a criação do regime complementar, onde os que ganham acima do teto do INSS ficam no regime de contribuição definida. A proposta do governo estadual nem chega a tanto, pois deixa todos em regime de benefício definido, no que considero altamente concessiva.

Nem o regime complementar, nem o que está sendo proposto são privatização da previdência. Se fossem, eu também seria contra. Quem tiver dúvida que leia o parágrafo 15 do art. 40 da Constituição Federal.

Os contrários à criação do fundo será que acham boa a situação como está? Será que não sabem que em 1980 havia 10 pessoas em idade produtiva para uma em idade de aposentadoria, relação essa será menos de 2 por 1 em 2050? Querem passar para as gerações futuras uma situação ainda pior que a atual?

Mesmo que o fundo proposto não proporcione equilíbrio atuarial, se ele cobrir a metade do valor dos benefícios já será melhor que nada. Seria o mesmo que o Estado pudesse dispor hoje de R$ 3,5 bilhões para investimentos ou para pagar o piso salarial do magistério!

Há os que afirmam que vão aplicar os recursos do fundo em empresas. Mas qual o problema, se isso proporcionar rendimentos ao fundo? Afinal, não são as receitas das empresas que geram tributos para pagamento dos salários do funcionalismo?
Por tudo isso, sim ao fundo!

Autor

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress