1) História do sistema previdenciário brasileiro, iniciado em 1923 com a Lei Eloy Chaves (marco inicial da previdência social no Brasil).
2) A explosão das contribuições previdenciárias, cujas alíquotas triplicaram para os empregados e foram multiplicadas por sete para as empresas, além das inúmeras incidências e expansão da base arrecadatória.
3) O INSS, abordando números, valores e crescimento dos benefícios concedidos, sua abrangência social e regional, além dos problemas atuais e futuros.
4) Discussão sobre o que seria uma aposentadoria justa, além da análise de aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. Comparações entre os sistemas de repartição simples com o de capitalização, mediante simulações financeiras.
5) O fator previdenciário, as reduções que ele causa nas aposentadorias precoces, mas também suas vantagens. Análise da sua possível extinção em virtude da proposição que já passou pelo Senado Federal.
6) O déficit da Previdência, que muitas correntes de opinião dizem não existir. Análise da composição das receitas e das despesas e das possíveis implicações que decorreriam em adotar a variação do salário mínimo como fator de atualização dos benefícios.
7) A evolução do resultado primário do Governo Central (onde está incluído o INSS), das receitas e dos gastos primários correntes, destacando investimentos, juros e a carga tributária.
8) A previdência dos servidores públicos, da situação previdenciária dos estados, do dilema entre investimentos e previdência e das modificações introduzidas pelas últimas emendas constitucionais pertinentes.
9) Os regimes previdenciários existentes no Brasil e a dificuldade para que se possa atingir o equilíbrio financeiro e atuarial num regime de repartição. Análise do custo de transição para um regime de capitalização. Fundos de pensão e da evolução da composição demográfica até o ano de 2050
11) Possíveis alternativas para corrigir ou minimizar os efeitos dos problemas existentes no sistema previdenciário brasileiro.
Como cortesia da editora, estamos disponibilizando gratuitamente o primeiro capítulo do livro em formato PDF: clique aqui para baixar.
Acabei de adquirir seu livro na feira.
Parabéns pela inciativa de escrever sobre esse tema tão importante e tão desprezado pelos brasileiros, que preferem "comer pelas mãos" de políticos demagogos do que se informarem sobre temas importantes para o seu futuro e de seus filhos.
Obrigado, Claudinei. Um problema muito sério é o das pensões, que não foi tratado no livro, mas está no capítulo 6 do livro "O Rio Grande tem saída?", que está no blog.
Considerando a transição demográfica, como envelhecimento acelerado da população e a consequente redução da população em idade de trabalhar, a previdência será um dos maiores problemas que a humanidade enfrentará junto com outros conhecidos.