Em breve toda a receita nacional irá para Previdência e Seguridade Social

Não precisa ser um “expert” para ver que com menos de 18% da receita líquida não dá para cobrir as despesas de todos os ministérios, exceto os três da Seguridade, de todos os Poderes,  aplicar 4,5% da receita líquida em educação (18% da receita líquida de impostos),  fazer investimentos e, ainda, formar superávit primário, sem o que a dívida explode!  

 

É comum ouvir-se dizer que não há déficit na Previdência.  Há até uma tese de mestrado ou doutorado nesse sentido. Recentemente aprovaram uma CPI que concluiu que esse déficit não existe.

Na realidade,  quando  dizem isso, estão querendo dizer que não há déficit na Seguridade Social, que é formada por Previdência, Saúde e Assistência Social, onde também existe grande déficit, conforme demonstrado mais adiante. O que existe é uma alquimia contábil nas  contas da  Seguridade Social que acaba transformando déficit em superávit.

Nem  Previdência, nem Seguridade podem ser tomadas isoladamente, por maior que seja sua importância. Elas estão dentro de um contexto econômico e assim devem ser analisadas.

Como diz a frase em epígrafe, praticamente 82%  do dinheiro do Governo Federal está sendo despendido dom Seguridade Social, devendo chegar aos 100% em pouco tempo,  se nada for feito.

O problema previdenciário do governo federal é tanto no INSS, como no RPPS. No primeiro, há maior crescimento e no segundo há uma grande injustiça.

A situação dos estados também é trágica, pelo alto e crescente gasto com previdência.

E nos municípios, está sendo armada uma bomba financeira de consequências imprevisíveis para o futuro. É o que contém o texto maior.

Para ler o texto completo com tabelas e gráficos, clique aqui.

ERRATA: No texto analítico fala que 88% é consumido com a Seguridade Social, quando o correto é mais de 82%. Da receita tributária, sim, é 88%.

Autor

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress